O início da vida escolar é muito importante para o desenvolvimento da criança. Suas relações, emoções e formas de aprender serão diferentes a partir deste momento, no qual ocorrem muitas novidades. É uma verdadeira transformação em sua rotina. Por isso é tão importante cuidar da sua adaptação a este processo.
A criança, que até então crescia entre a família, vai apresentada a outras pessoas em um ambiente totalmente desconhecido para ela. Neste período a família também tem de aprender a confiar em outras que passarão boa parte do tempo com seus filhos. Tornar a chegada à escola um momento bom e especial requer a atenção de todos; afinal, o objetivo é deixar a criança confortável e feliz.
Algumas medidas que contribuem para a adaptação da criança.
- Demonstre que sente segurança na escola: fale sobre as qualidades do lugar escolhido, do espaço, dos brinquedos; refira-se às atividades como algo agradável, ressaltando como será divertido estar lá.
- Encoraje a criança a fazer novos amigos: pergunte o nome dos colegas da classe que ela já conheceu ,converse com outros pais para dar exemplo ao seu filho.
- Escute a criança sempre que ela quiser contar sobre seu dia, troque ideias sobre suas descobertas. isso fará que ela sinta segurança para falar do dia a dia, inclusive se estiver com algum problema.
- Não valorize ou torne um drama o choro dos primeiros dias, muito comum no início deste processo. Ao contrário, elogio quando a criança não chorar.
- Algumas escolas costumam permitir a presença dos pais na adaptação, mas é fundamental encurtar essa permanência o mais breve possível. A proximidade dos pais confunde o sentimento da criança, mesmo quando ela já está segura com sua turma.
- Mantenha a rotina- é importante que a criança perceba que o período em que está na escola é limitado. Evite atrasar-se para pegá-la, especialmente durante a adaptação: o atraso pode fazer com que a criança perca a confiança que está adquirindo.