quinta-feira, 6 de julho de 2017

Classificação de palavras quanto à acentuação tônica.

PLANO DE AULA 

DISCIPLINA: Língua Portuguesa                                                                                      SÉRIE/ANO:
PROFESSOR (A): Alzileide Sabino
DURAÇÃO: 40 minutos
DATA: 15/03/2016

  COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

Competências:

·         Expandir o uso da linguagem, sabendo assumir a palavra e produzir textos – tanto orais como escritos – coerentes, coesos, adequados aos objetivos a que se propõem e aos assuntos tratados;
·         Conhecer e respeitar as diferentes variedades linguísticas do português falado;
·         Valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura;
·         Utilizar a língua como instrumento de aprendizagem.
·         Compreender e interpretar textos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões de leitura: o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.
·         Compreender as regularidades do sistema linguístico utilizados na prática de escuta e leitura, na produção de textos orais e escritos ampliando sua capacidade discursiva no uso público da linguagem.


Habilidades:
·         Explorar a leitura e a escrita;
·         Classificar palavras pelo número de sílabas;
·         Classificar palavras de acordo com a sílaba tônica;
·         Diferenciar palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
·         Utiliza adequadamente a acentuação gráfica.



OBJETIVO GERAL:

Capacitar o aluno através do uso da gramática para reconhecer os elementos linguísticos, obedecendo à norma padrão da língua.



CONTEÚDO:


·         Classificação de palavras quanto à acentuação tônica.



PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS




A aula será realizada da seguinte forma:
A mediação do conteúdo será realizada por meio de aula expositiva e dialogada, leitura e apresentação oral e escrita, observando a norma escrita formal da língua portuguesa e sua revisão ortográfica. Levando os educandos a construírem o pensamento critico e reflexivo e atuante no meio onde estão inseridos, tendo como subsidio o uso das novas tecnologias da informação e o material necessário.

Avaliação:

Ø  Avaliação diária, processual e contínua de atividades de leitura, produção escrita.

Ø  Autoavaliação com o objetivo de levar o educando a refletir sobre o próprio desempenho, um meio eficiente de aprender a identificar, corrigir e aprender a partir dos seus erros.

Ø  Os critérios adotados levam em conta a frequência, a participação oral e a produção escrita.











Nenhum comentário:

Pacotes promocionais de correção de redação

Informações via e-mail: alzileide@gmail.com