sábado, 5 de novembro de 2016

Minhas redes sociais!!
Snap: Alzileide Sabino

Instagram: Alzileidesabino

sábado, 11 de junho de 2016

CARDÁPIO PARA BEBÊ

Resultado de imagem para papa de mamão





                                                              Papa de banana


Ingredientes:

1 banana 

Modo de preparo:


Descasque a fruta e amasse com um garfo. Sirva com uma colher de plástico ou silicone. 

Bananas-maçãs tendem a prender o intestino, sendo recomendadas para o caso de diarreia, enquanto as nanicas soltam, sendo usadas para combater a prisão de ventre.


                                                          Papa de mamão 

Meio mamão-papaia 

Lave bem a casca e depois corte o mamão na metade. Retire com uma colher as sementes pretas e só use a polpa. Amasse e dê com uma colher pequena de plástico ou silicone. 

,                                                            
Papa de maçã 

1 maçã vermelha 

Lave bem a casca e corte a fruta na metade (você não precisa descascar). Com ajuda de uma colher pequena, vá raspando a polpa da maçã a partir da própria fruta. Preste só atenção para que não escape nenhum pedacinho maior que possa 
engasgar seu filho. 
Prossiga da mesma forma com peras. Outra opção é passar a maçã no ralador. 



terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Corretivo Yellow Mary Kay

Resenha do corretivo Yellow Mary Kay.

O Corretivo Mary Kay® é a solução ideal para disfarçar discretamente as manchas e pequenas imperfeições da pele.
  • Uniformiza o tom da pele e disfarça olheiras.
  • Fórmula leve, cremosa e de longa duração.
  • À prova d'água.
  • Dermatologicamente testado.
  • Indicado para peles sensíveis.


Para comprar entrar em contanto no email: alzileide@gmail.com ou pelo whatszap (84) 98828-3252, entrega em todo Brasil.


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Santa Rita Durão


               Resenha Literária:

Santa Rita Durão



Teve grande participação política. Foi orador e poeta além de ser considerado o criador do Indianismo no Brasil. Frei José de Santa Rita Durão nasceu em Cata Preta - MG (1720-1784) e mudou-se para a Europa aos 11 anos de idade, onde “Santa Rita Durão foi influenciado por gerações: Embora pertença à geração de Claudio, é na de Gonzaga que escreve e publica Caramuru, um poema épico num estilo neocamoneano em que resquícios cultistas se misturam a traços da cosmovisão do seu tempo.” (pág.169)
Esse estilo neocamoneano envolvia tanto o Arcadismo ou Neoclassicismo quanto as influências de Camões. O período Neoclássico foi marcado por diversas influenciais e aspectos da antiguidade greco-romana em que pretendendo retomar o estilo clássico alguns de autores imitavam, não de uma forma pura, mas de uma nova maneira vivida naquele período.
Assim como os renascentistas, os escritores árcades seguindo esse objetivo, ou seja, de voltar ao Classicismo, observavam as considerações artísticas abordadas naquele período, como a razão e a ciência, conceitos oriundos do Iluminismo.
De suas produções poéticas, ficou o poema épico Caramuru (Lisboa, 1871) a primeira obra a ter como tema o habitante nativo do Brasil feito à imitação direta de Os Lusíadas, de Camões imitando o poeta clássico assim como faziam os outros neoclássicos (árcades).
Durão representa considerações de tradições inseridas em ideias modernas e de ideias modernas vincadas pela tradição, encontrando nestas, condições favoráveis à sobrevivência. Tais tradição vivida na época, em um todo, agindo sobre o seu espirito, aproximou-o virtualmente dos contemporâneos dando hoje, segundo Antônio Cândido a ideia de um homem não apenas arcaizante puro e simples, mas um homem do seu tempo enquadrado na tradição épica.

O poema
O Caramuru é um poema épico narrativo que engloba a etnografia, história de diferentes culturas. Possui elementos tradicionais de heróis, relata o contato de povos diversos e aborda uma visão histórica. Trata-se do descobrimento da Bahia, compreendendo diversas ocorrências do Brasil, ritos, tradições, índios, aspectos políticos e naturais.
Foi em 1781 que se publicou o poema Caramuru pelo poeta Durão, considerado um dos poetas brasileiros de Minas Gerais mais antiquado que impôs em sua obra inspirações religiosas. Durão publicou esse poema baseado no livro “Uruguai” de José Basílio da Gama.
O contexto do poema em meio a análise em linhas gerais remete a consonância de comparações de outras escritas com a obra ‘’Caramuru’’. Uma vez que é de cunho ou entendimento singular mostrando ainda as suas relevâncias em meio a mesma.
Sendo assim é extremamente relevante que se leve em consideração os apontamentos feitos durante o discorrer de todo o texto uma vez que em suma o que é sintetizado para tal compreensão é tão somente a relevância textual da obra “Caramuru’’.
Ainda vemos as comparações e ilustrações eruditas em meio a duas estrofes que seguem como exemplo emergindo ainda mais a questão do exótico e exuberante, sendo que se passa digamos em uma época tão secular ao tempo de hoje. Em síntese, a obra releva e conceitua em meio a analise a exuberância e tradição em linhas gerais de um comando de possibilidades ao qual se cria em meio o poema uma beleza de distinção e disposição retratada.
As ideias
As ideias do poeta Santa Rita Durão são voltadas para a vida indígena. Durão foi pioneiro na análise de vida dos índios; em sua obra vê-se a descrição fiel de como os nativos viviam, da sua cultura com as danças e os sacrifícios e até a construção das aldeias indígenas, diferentemente de Basílio da Gama que só enaltecia a fantasia do índio.
Além de ser criador do indianismo no Brasil, Durão também se utiliza da religiosidade que dá uma base muito forte e certo significado a epopeia Caramuru, onde há intensa e sincera visão religiosa. Ele descrevia a religião porque acreditava de fato nela e não meramente falando.
Para compreendermos a obra precisamos entender que ele usou a religião com um sistema de ideias. O ideal de religião aparece em Caramuru com princípio básico para um caminho iluminado, deixando a ideia de colonização em segundo plano e centrando-se para a catequese que seria a porta de entrada para os que ainda andavam “sem rumo”, ou seja, não tinham religião.
Diferente de outras obras satíricas, Caramuru não se insere no contexto leigo e civil em relação à religião. Sua ambiguidade de sentidos que mesclam traços de diversos pensamentos religiosos é o que provoca o efeito de uma literatura nova e diferente aos olhos da sociedade da época.
Embora a obra esteja voltada para a questão religiosa e para a conversão dos indígenas, encontram-se na obra em alguns momentos, ideias que remetem a admiração à vida livre e autêntica levada pelos índios. Entretanto, tal admiração foi utilizada como forma de voltar à identidade natural de lendas e crenças ao ideal religioso bíblico, isto é, a própria cultura indígena serviu de base para a imposição da religião dos colonizadores.
Assim, a religião é tratada como caminho para uma vida feliz, justa e pacífica, sendo os conceitos divinos tratados como leis e que a providência ajudaria aos fiéis convertidos, principalmente os brancos, em conquistas futuras.
A execução
Segundo Antônio Candido, Durão se deleita na narrativa e na descrição evidentemente provado através da embriagues e arrebatamento em suas palavras. Esse poder dado a suas palavras pode ser comprovado através da análise poética do Caramuru o que o difere de outros poetas mineiros.             
Durão discorre muitas vezes no “erro” quanto à monotonia e a prolixidade em dados momentos, semelhantes a oradores que não conseguem delimitar precisamente o que devem dizer, porém, para CANDIDO, tal excesso nos conjuntos é compensado muitas vezes pela riqueza de detalhes no qual através de imagens, da “fuga” ao exagero e de conceitos denota-se percepção viva e transmissão clarividente do essencial.
Durão demostra todo o conhecimento, discernimento das paixões e também visão intelectual perceptível através das imagens intelectuais ou prolongamento de um estilo Conceptista barroco vendo nele uma das formas de criação poética. Porém nota-se considerável presença de traços e/ou resquícios Cultistas em que a forma elaborada do dizer marca esse complexo sistema poético.


Sensibilidade tumultuosa
O Frei José de Santa Rita Durão era bastante inteligente, aculturado e rico em experiência. Quanto a recuperação espiritual não se sabe se mais aprecia a precisão nervosa do estilo ou a sinceridade integral que o aproxima de Santo Agostinho. “Sinceridade pura, sem rodeios nem esperança de perdão e por isso mesmo capaz de esquadrinhar a alma sem complacência”.
           
Ele foi reconstituído, após ter perdido o seu equilíbrio moral e voltou a brilhar, venceu a debilidade corporal que existia nele devido ao rigor das paixões. O Caramuru, obra sua terminada em 1978, simboliza sua vida, mostrando questões como a religião e civilidade e suas aventuras na tentativa de supera-se a si mesmo, mostrar em síntese sua vida.  

  ALZILEIDE DE LIMA SABINO AZEVEDO




Referências:

CANDIDO, Antônio. Coleção Reconquista Do Brasil (2ª SÉRIE). In _____ Santa Rita Durão. São Paulo: Editora Itatiaia Limitada, 1993. P. 169-178.




Modelos de camisas!!


Modelo de camisas, para o curso de Letras.




Modelo de Rifa Mary kay

Nome:

Telefone:

Endereço:

Rifa das Mães        R$3,00
Mary Kay
kit Mary kay para o Dia das Mães:
1 Protetor solar fator 30
1 L ápis retrátil preto (lançamento)
1 limpeza de pele
( valor total em produtos 91,00 R$) 
Sorteio dia 09/05/2015

 


domingo, 7 de fevereiro de 2016

Prova de Didática


Didática
Professora: Alzileide Sabino                                                                07/01/2016



1.    (IDECAN 2014) Analise as afirmativas correlatas.
I. “A função social da escola, definida pela Constituição Federal (1988), expressa o direito de todos à educação, esclarecendo que esse direito visa o ‘pleno desenvolvimento da pessoa para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho’.”

DESSA FORMA
II. “A função da escola é acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, no qual o aluno é educado para atingir,       pelo próprio esforço, sua plena realização como pessoa. Os conteúdos, os procedimentos didáticos e a relação professoraluno visam qualificar o aluno como ser intelectual para desenvolvimento das aptidões individuais.”
 Assinale a alternativa correta.
A) A primeira afirmativa é falsa e a segunda justifica a primeira.
B) A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda justifica a primeira
C) A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda não justifica a primeira.
D) A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda complementa a primeira.

2.    (IDECAN 2014) Para o sucesso da aprendizagem, a relação professor/aluno depende, fundamentalmente, EXCETO:
A) Do clima estabelecido pelo professor.
B) Da posição do professor de detentor do saber.
C) Da criação de pontes entre o seu conhecimento e o dos alunos.
D) De sua capacidade de ouvir, refletir e discutir o nível de compreensão dos alunos.

3.    (IDECAN 2014) Analise as afirmativas correlatas.
I.   “A educação inclusiva é um movimento mundial fundamentado nos princípios dos direitos humanos e da cidadania, tendo por objetivo eliminar a discriminação e a exclusão, para garantir o direito à diferença, transformando os sistemas de ensino, de modo a propiciar a participação de todos os alunos, com foco específico naqueles que são vulneráveis à marginalização e exclusão.”
 PORTANTO
II. “É uma área de conhecimento que visa promover o desenvolvimento das potencialidades de pessoas com deficiência, síndromes ou altas habilidades/superdotação e abrange desde a educação infantil até a educação superior.”
 Assinale a alternativa correta.
 A) A segunda afirmativa contradiz a primeira.
B) A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
C) As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
D) As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa da primeira.

4.            (IDECAN 2014) Em relação às características da tendência liberal tecnicista, assinale a afirmativa INCORRETA.
 A) Papel do aluno: copiar bem, reproduzir o que foi instruído fielmente.
B) Papel da escola: produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho.
C) Conhecimento dedutivo: são apresentados apenas os resultados para que sejam armazenados.
D) Relação professoraluno: o professor é o técnico e responsável pela eficiência do ensino e o aluno é o treinando.

5.    (IDECAN 2014) Na construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola há três fases bem distintas, mas interligadas entre si. Analiseas.
1. Diagnóstico da escola.
 2. Identidade da escola.
3. Ações a executar.
De acordo com a fase de elaboração do PPP, relacione adequadamente as colunas.
(     ) Levantamento de informações sobre o trabalho que a escola realiza, assim como sua prática educativa.
(     ) Nessa fase, a escola definirá a maneira pela qual superará os desafios do seu cotidiano, discutindo e analisando as propostas dos participantes.
(     ) Identificação dos recursos humanos e financeiros disponíveis, conhecer como a escola funciona, como acompanha e avalia o processo pedagógico.
(     ) Buscar uma fundamentação que oriente a ação conjunta dos segmentos da escola, levantando as concepções do trabalho pedagógico realizado, conhecendo o que cada segmento pensa a respeito da educação, com objetivo de unificar o trabalho coletivo.
(     ) Coleta de dados sobre a realidade escolar, analisandoos do ponto de vista qualitativo e quantitativo.
A sequência está correta em:  
 A) 2, 1, 3, 3, 2.     B) 1, 3, 1, 2, 1.     C) 1, 2, 3, 2, 3.     D) 3, 2, 1, 1, 3.

6.    (IDECAN 2014) Os estudiosos da educação, no Brasil, distinguem três principais vertentes sobre a concepção de organização e gestão no país: técnicocientífica, autogestionária e democráticoparticipativa.
 I.   A gestão técnicocientífica enfatiza a hierarquia de cargos e funções para a eficiência na prestação de serviços.
II.  A autogestionária tem por base a responsabilidade coletiva, com participação direta dos membros da instituição.
I.              A gestão democráticoparticipativa acentua a discussão pública em uma relação orgânica entre o pessoal da escola.
 Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s) A) I, II e III.     B) II, apenas.     C) I e II, apenas.     D) II e III, apenas.

7.    (IDECAN 2014) Numa aprendizagem em que os alunos não são considerados como seres passivos no processo ensinoaprendizagem, interagem com seus objetos de conhecimento, formulam e testam hipóteses, modificandoas se necessário. É correto afirmar que tal prática pedagógica inspirase nas ideias de:
 A) Roger.   B) Piaget.   C) Pavlov.    D) Skinner.

8.    (IDECAN 2014) Quando uma escola decide avaliar, envolvida numa análise crítica da prática e excluindo o seu cunho classificatório, é correto afirmar que:
A)  opera com a modalidade de verificação, transformando o processo dinâmico da aprendizagem em passos estáticos e definidos.
 B)  é um processo de compreensão dos avanços, limites e dificuldades que os alunos estão encontrando para atingir os objetivos do conteúdo.
C)  envolve um ato que implica coleta, análise e síntese dos dados que configuram o objeto da avaliação, atuando no resultado da aprendizagem.
D)  estabelece que o objetivo primeiro da aferição do aproveitamento escolar não será a reprovação ou aprovação do educando, mas o direcionamento da aprendizagem e seu consequente desenvolvimento.

9.    (IDECAN 2014) O currículo pode ser definido como a totalidade de experiências organizadas e supervisionadas pela escola e que são desenvolvidas sob sua responsabilidade.  De acordo com esta definição, o planejamento curricular tem os seguintes objetivos, EXCETO:
A)  Organizar as experiências em uma sequência lógica e psicológica que favoreça o desenvolvimento integral do educando.
 B)  Selecionar experiências que atendam simultaneamente aos interesses, às necessidades e às aspirações do educando e da sociedade.
C)  Estabelecer procedimentos para a utilização adequada do pessoal docente e dos funcionários, bem como a utilização do prédio escolar e equipamentos.
D)  Considerar as possibilidades e as experiências do educando, ao mesmo tempo, reconhecendo a historicidade, a cultura, as possibilidades e as exigências comunitárias do meio.




10.  (IDECAN 2014) A escola de qualidade social adota como centralidade o diálogo, a colaboração, os sujeitos e as aprendizagens, o que pressupõe, sem dúvida, atendimento a muitos requisitos. Considerando estes requisitos, marque o INCORRETO.
A) Preparação dos profissionais da educação, gestores, professores, especialistas, técnicos, monitores e outros.
B) Consideração sobre a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural.
C) Integração dos profissionais da educação, os estudantes, as famílias e os agentes da comunidade interessados na educação. 
D) Foco no projeto políticopedagógico, no gosto pela aprendizagem e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes.
E) Inconciliação entre a proposta curricular e a infraestrutura entendida como espaço formativo dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade. 


Pacotes promocionais de correção de redação

Informações via e-mail: alzileide@gmail.com