domingo, 7 de fevereiro de 2016

Prova de Didática


Didática
Professora: Alzileide Sabino                                                                07/01/2016



1.    (IDECAN 2014) Analise as afirmativas correlatas.
I. “A função social da escola, definida pela Constituição Federal (1988), expressa o direito de todos à educação, esclarecendo que esse direito visa o ‘pleno desenvolvimento da pessoa para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho’.”

DESSA FORMA
II. “A função da escola é acentuar o ensino humanístico, de cultura geral, no qual o aluno é educado para atingir,       pelo próprio esforço, sua plena realização como pessoa. Os conteúdos, os procedimentos didáticos e a relação professoraluno visam qualificar o aluno como ser intelectual para desenvolvimento das aptidões individuais.”
 Assinale a alternativa correta.
A) A primeira afirmativa é falsa e a segunda justifica a primeira.
B) A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda justifica a primeira
C) A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda não justifica a primeira.
D) A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda complementa a primeira.

2.    (IDECAN 2014) Para o sucesso da aprendizagem, a relação professor/aluno depende, fundamentalmente, EXCETO:
A) Do clima estabelecido pelo professor.
B) Da posição do professor de detentor do saber.
C) Da criação de pontes entre o seu conhecimento e o dos alunos.
D) De sua capacidade de ouvir, refletir e discutir o nível de compreensão dos alunos.

3.    (IDECAN 2014) Analise as afirmativas correlatas.
I.   “A educação inclusiva é um movimento mundial fundamentado nos princípios dos direitos humanos e da cidadania, tendo por objetivo eliminar a discriminação e a exclusão, para garantir o direito à diferença, transformando os sistemas de ensino, de modo a propiciar a participação de todos os alunos, com foco específico naqueles que são vulneráveis à marginalização e exclusão.”
 PORTANTO
II. “É uma área de conhecimento que visa promover o desenvolvimento das potencialidades de pessoas com deficiência, síndromes ou altas habilidades/superdotação e abrange desde a educação infantil até a educação superior.”
 Assinale a alternativa correta.
 A) A segunda afirmativa contradiz a primeira.
B) A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
C) As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
D) As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa da primeira.

4.            (IDECAN 2014) Em relação às características da tendência liberal tecnicista, assinale a afirmativa INCORRETA.
 A) Papel do aluno: copiar bem, reproduzir o que foi instruído fielmente.
B) Papel da escola: produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho.
C) Conhecimento dedutivo: são apresentados apenas os resultados para que sejam armazenados.
D) Relação professoraluno: o professor é o técnico e responsável pela eficiência do ensino e o aluno é o treinando.

5.    (IDECAN 2014) Na construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola há três fases bem distintas, mas interligadas entre si. Analiseas.
1. Diagnóstico da escola.
 2. Identidade da escola.
3. Ações a executar.
De acordo com a fase de elaboração do PPP, relacione adequadamente as colunas.
(     ) Levantamento de informações sobre o trabalho que a escola realiza, assim como sua prática educativa.
(     ) Nessa fase, a escola definirá a maneira pela qual superará os desafios do seu cotidiano, discutindo e analisando as propostas dos participantes.
(     ) Identificação dos recursos humanos e financeiros disponíveis, conhecer como a escola funciona, como acompanha e avalia o processo pedagógico.
(     ) Buscar uma fundamentação que oriente a ação conjunta dos segmentos da escola, levantando as concepções do trabalho pedagógico realizado, conhecendo o que cada segmento pensa a respeito da educação, com objetivo de unificar o trabalho coletivo.
(     ) Coleta de dados sobre a realidade escolar, analisandoos do ponto de vista qualitativo e quantitativo.
A sequência está correta em:  
 A) 2, 1, 3, 3, 2.     B) 1, 3, 1, 2, 1.     C) 1, 2, 3, 2, 3.     D) 3, 2, 1, 1, 3.

6.    (IDECAN 2014) Os estudiosos da educação, no Brasil, distinguem três principais vertentes sobre a concepção de organização e gestão no país: técnicocientífica, autogestionária e democráticoparticipativa.
 I.   A gestão técnicocientífica enfatiza a hierarquia de cargos e funções para a eficiência na prestação de serviços.
II.  A autogestionária tem por base a responsabilidade coletiva, com participação direta dos membros da instituição.
I.              A gestão democráticoparticipativa acentua a discussão pública em uma relação orgânica entre o pessoal da escola.
 Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s) A) I, II e III.     B) II, apenas.     C) I e II, apenas.     D) II e III, apenas.

7.    (IDECAN 2014) Numa aprendizagem em que os alunos não são considerados como seres passivos no processo ensinoaprendizagem, interagem com seus objetos de conhecimento, formulam e testam hipóteses, modificandoas se necessário. É correto afirmar que tal prática pedagógica inspirase nas ideias de:
 A) Roger.   B) Piaget.   C) Pavlov.    D) Skinner.

8.    (IDECAN 2014) Quando uma escola decide avaliar, envolvida numa análise crítica da prática e excluindo o seu cunho classificatório, é correto afirmar que:
A)  opera com a modalidade de verificação, transformando o processo dinâmico da aprendizagem em passos estáticos e definidos.
 B)  é um processo de compreensão dos avanços, limites e dificuldades que os alunos estão encontrando para atingir os objetivos do conteúdo.
C)  envolve um ato que implica coleta, análise e síntese dos dados que configuram o objeto da avaliação, atuando no resultado da aprendizagem.
D)  estabelece que o objetivo primeiro da aferição do aproveitamento escolar não será a reprovação ou aprovação do educando, mas o direcionamento da aprendizagem e seu consequente desenvolvimento.

9.    (IDECAN 2014) O currículo pode ser definido como a totalidade de experiências organizadas e supervisionadas pela escola e que são desenvolvidas sob sua responsabilidade.  De acordo com esta definição, o planejamento curricular tem os seguintes objetivos, EXCETO:
A)  Organizar as experiências em uma sequência lógica e psicológica que favoreça o desenvolvimento integral do educando.
 B)  Selecionar experiências que atendam simultaneamente aos interesses, às necessidades e às aspirações do educando e da sociedade.
C)  Estabelecer procedimentos para a utilização adequada do pessoal docente e dos funcionários, bem como a utilização do prédio escolar e equipamentos.
D)  Considerar as possibilidades e as experiências do educando, ao mesmo tempo, reconhecendo a historicidade, a cultura, as possibilidades e as exigências comunitárias do meio.




10.  (IDECAN 2014) A escola de qualidade social adota como centralidade o diálogo, a colaboração, os sujeitos e as aprendizagens, o que pressupõe, sem dúvida, atendimento a muitos requisitos. Considerando estes requisitos, marque o INCORRETO.
A) Preparação dos profissionais da educação, gestores, professores, especialistas, técnicos, monitores e outros.
B) Consideração sobre a inclusão, a valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural.
C) Integração dos profissionais da educação, os estudantes, as famílias e os agentes da comunidade interessados na educação. 
D) Foco no projeto políticopedagógico, no gosto pela aprendizagem e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes.
E) Inconciliação entre a proposta curricular e a infraestrutura entendida como espaço formativo dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade. 


Nenhum comentário:

Pacotes promocionais de correção de redação

Informações via e-mail: alzileide@gmail.com